VIII Regata Internacional “Centro de Mar” reúne 400 remadores de seis países

Este fim-de-semana, a VIII Regata Internacional «Centro de Mar» reúne, em Viana do Castelo, 400 remadores de seis países. A prova, organizada pelo Viana Remadores do Lima (VRL), com o apoio da Câmara Municipal, conta com a participação de atletas de Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Bélgica. No ano em que o VRL celebra o seu 10º aniversário, a Regata Centro de Mar irá bater todos recordes de participação, contando com 65 embarcações de 20 clubes.

Em conferência de imprensa de apresentação da prova, a vice-presidente do Viana Remadores do Lima, Inês Pimenta, explicou que esta é uma competição realizada nas embarcações “rainha” da modalidade de remo, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Este ano, a prova volta a contar com competições na vertente de Remo Adaptado.

À semelhança das últimas edições, o evento contemplará dois formatos competitivos: Provas de Sprint (400m) no primeiro dia; Provas de Fundo (5km) no segundo dia. As 33 provas de sprint decorrerão entre as 9h30 e as 13h00 de sábado, na Doca Gil Eannes. As provas de fundo terão início no domingo, às 10h00, e acontecem entre pontes, junto ao Centro de Remo.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Ricardo Rego, considerou que esta regata tem vindo a ser “exemplarmente” organizada pelo VRL, realçando o facto de esta prova já fazer parte do calendário desportivo da cidade. “No pós-pandemia, não podíamos deixar de reatar a organização desta prova. Este mês de março tem sido marcado pela retoma da atividade desportiva e, no que toca ao desporto náutico, o ponto alto é a Regata Centro de Mar, que esperamos que volte a ser um sucesso”, considerou. “A Cidade Europeia do Desporto 2023 é muito mais do que eventos, é uma filosofia de estar a nível desportivo”, realçou ainda.

Nesta edição, será mantida a aposta na vertente de Remo Adaptado, com a presença dos principais atletas nacionais desta vertente. Adicionalmente, será incluída no programa uma prova complementar de demonstração com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto de uma parceria existente entre o VRL e esta IPSS para a promoção da prática de remo de forma inclusiva.

Ainda na vertente do Remo Adaptado, a regata contará novamente com a participação da tripulação “Shell 8+ Open Mind”, oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, tripulação composta por atletas entre os 18 e os 30 anos com deficiência intelectual-relacional. Destaque ainda para a participação do atleta duplamente medalhado em Jogos Olímpicos (Pequim e Londres) Dorian Mortelette, que integrará uma das tripulações do clube francês Boulogne 92.

Estarão em disputa um prize-money para os 3 primeiros classificados das duas provas do escalão Absoluto (4X feminino e 8+ Masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.

Esta regata nasceu no âmbito do projeto “Centro de Mar”, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos.

Últimas notícias

pt_PTPortuguese