Viana do Castelo oficializada
como Cidade Europeia do Desporto de 2023

A Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa) oficializou hoje Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023. Depois de uma visita de três dias, durante a qual a comitiva conheceu a cultura desportiva do concelho e as infraestruturas existentes, o Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, confirmou que Viana do Castelo recebeu a distinção.

 

O Presidente da ACES Europa indicou que Viana do Castelo é a 11ª cidade portuguesa a conquistar o título de Cidade Europeia do Desporto. Lupattelli garantiu que a candidatura foi “muito forte”, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”.

 

O representante frisou “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. “Foi uma visita perfeita e a maioria dos desportos que vimos em Viana do Castelo conseguiram pontuação perfeita”, destacou.

 

O Presidente da ACES Europa destacou ainda a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo.

 

Já o Presidente da Câmara, Luís Nobre, referiu que esta candidatura representou “um momento de agradecimento por todo o trabalho que os vianenses, as entidades e o movimento associativo fazem diariamente em prol do desporto”. “Esta candidatura resultou de uma estratégia de sucesso que queremos continuar a trilhar para que nos diferenciemos no desporto de competição e também na atividade física e no lazer”, referiu o edil.

 

O autarca expressou “felicidade” pelo resultado positivo da candidatura, assumindo estar “radiante, mas consciente da responsabilidade”. “A partir de hoje temos uma responsabilidade acrescida para continuarmos a afirmar o desporto nesta dimensão transversal”, indicou Luís Nobre.

Foram lançados, neste arranque de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, o vídeo promocional, o hino da candidatura e a mascote Santiago, que representa uma criança que pratica desporto e que promove estilos de vida saudáveis e amigos do ambiente.

 

Atualmente, encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pela autarquia, com o objetivo de proporcionar condições para uma melhoria permanente do treino, aumentando o número de participantes, estimulando a prática e os princípios do associativismo.

 

O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.

 

Esta é uma candidatura de todos, com todos e para todos, contando com o apoio das coletividades desportivas e das Juntas e Uniões de Freguesia de Viana do Castelo, merecendo ainda o apoio de diversas federações e associações nacionais e internacionais.

 

O Município tem investido fortemente na melhoria das instalações desportivas, com a requalificação dos equipamentos existentes ou a construção de novas infraestruturas. Este é um trabalho em contínuo, que visa dar resposta às necessidades dos vianenses e dos clubes e associações, incentivando um estilo de vida saudável e hábitos saudáveis na comunidade local.

 

Viana do Castelo possui variados equipamentos para a prática desportiva, mas as “joias da coroa” do concelho são quatro centros náuticos, designadamente o Centro de Alto Rendimento de Surf, o Centro de Canoagem, o Centro de Remo e o Centro de Vela. Estes equipamentos integram o projeto âncora “Centro de Mar”, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”.

 

Enquanto Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo visa atingir os principais objetivos do Manifesto da ACES Europe: prazer em fazer exercício, determinação em conseguir, espírito de comunidade, aprendizagem do fair-play e melhoria da saúde da comunidade.

Últimas notícias

pt_PTPortuguese