VI Gala do Desporto de Viana do Castelo a 13 de maio para homenagear 99 campeões

Na próxima sexta-feira, 13 de maio, o Município de Viana do Castelo promove a VI Gala do Desporto, evento que vai consagrar 99 atletas. Depois de, no ano passado, o evento ter sido limitado pela situação pandémica, regressa agora aos moldes habituais, embora sem poder contar com o desporto escolar. Na Gala serão homenageados os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e 4 atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda 1 atleta militar com título conquistado.

Durante a VI Gala do Desporto serão atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções, ao Atleta do Ano – Feminino, Atleta do Ano – Masculino, Atleta Revelação Feminino, Atleta Revelação Masculino, Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano. Já a autarquia vianense vai atribuir mais dois prémios, distinguindo o Prémio Homenagem e Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.

Este evento pretende reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva.

Atualmente, encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pela autarquia, com o objetivo de proporcionar condições para uma melhoria permanente do treino, aumentando o número de participantes, estimulando a prática e os princípios do associativismo.

O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.

Últimas notícias

pt_PTPortuguese