Comissão de avaliação ACES Europe em Viana do Castelo para analisar candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2023

A Comissão de Avaliação ACES Europe iniciou hoje uma visita de três dias ao concelho para avaliar a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023. Durante a receção do executivo à Comissão de Avaliação, num momento que contou com a presença das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre entregou o dossier da candidatura ao Presidente da ACES Europa (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto), Gian Francesco Lupattelli.


Luís Nobre apresentou Viana do Castelo “como cidade do desporto e do amor”. “Acreditamos que a prática desportiva contribui de forma objetiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Desejamos uma comunidade ativa, saudável, dinâmica e feliz, pelo que o município tem apostado e continuará a apostar no incentivo da prática desportiva formal e informal, na formação de atletas, técnicos e dirigentes. Temos estimulado e apoiado todos aqueles que, das mais variadas formas, promovem a prática desportiva, levando a bandeira de Viana do Castelo a todo o mundo”, assegurou o edil, destacando as 70 coletividades desportivas que, diariamente, promovem mais de 40 modalidades no concelho.


Para o autarca, a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto vai “contribuir para aumentar ainda mais o número de praticantes de atividade físico e vai ser uma oportunidade para melhorar as condições de todos os atletas e vianenses”. Luís Nobre anunciou a criação de uma Cidade Desportiva, que se assumirá como um “corredor verde desportivo entre a cidade e o seu entorno”. O edil destacou ainda o investimento do município no desporto adaptado, para “garantir condições à prática desportiva adaptada, através da reestruturação e apetrechamento das infraestruturas desportivas, para que os clubes possam criar secções de desporto adaptado”. É também objetivo implementar uma Unidade de Apoio de Alto Rendimento na Escola, em parceria com os Agrupamentos Escolares e um Gabinete de Otimização do Treino Desportivo, em parceria com o IPVC.


O Presidente da ACES Europa disse “esperar” que Viana do Castelo conquiste o título de Cidade Europeia do Desporto em 2023, já que Portugal “tem grande experiência e história de desporto para todos, desporto popular e de massas e desporto de elite”.


Gian Francesco Lupattelli afirmou que as primeiras impressões são de uma “cidade maravilhosa, com praias esplêndidas e forte componente turística e desportiva”, pelo que “parece reunir todas as condições para ganhar o título”.


A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor.

Últimas notícias

pt_PTPortuguese