Campeã nacional 50 metros bruços Ana Pinho Rodrigues recebida na Câmara Municipal

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, receberam a nadadora Ana Pinho Rodrigues, que conquistou, no passado fim-de-semana, o título de Campeã Nacional 50 metros bruços. A atleta da Escola Desportiva de Viana (EDV) terminou a participação nos Campeonatos Nacionais de Piscina Longa ainda com uma medalha de bronze nos 50 metros mariposa.

Assim, a nadadora de 27 anos sagrou-se campeã nacional da categoria, no passado sábado, e garantiu os mínimos para os Europeus de Roma. Ana Pinho Rodrigues bateu o recorde nacional absoluto dos 50 metros bruços por duas vezes, ao repetir na final dos campeonatos nacionais em piscina longa o que já fizera nas eliminatórias.

Depois da marca de 31,24 segundos durante a manhã, a nadadora alcançou, à tarde, o registo de 31,23 segundos, sagrando-se campeã nacional da categoria e garantindo os mínimos para os Europeus de Roma, a acontecerem em agosto de 2022.

Em janeiro passado, no âmbito dos Protocolos de Colaboração Desportiva com Atletas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo deliberou, no âmbito do Programa Olímpico, a renovação de uma verba anual de 7.500 euros, a ser atribuída à atleta Ana Pinho Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, que é ainda capitã da equipa da Seleção Nacional feminina de natação.

Nesse âmbito, no global, o Município aprovou diversos apoios, no valor de 59.740 euros, para o desenvolvimento desportivo de atletas do concelho. No âmbito do Programa Esperanças Desportivas, foram aprovados apoios a dois atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense: Marta Araújo Lisboeta (renovação), com 2.750 euros, e Ricardo Pedro (renovação), também com 2.750 euros.

Na Alta Competição, através da Federação Portuguesa de Bilhar, foram atribuídos apoios a Henrique Correia, no valor de 6.780 euros, e a Maria Vânia Franco, no valor de 5.460 euros. Através do Surf Clube de Viana, foi ainda atribuído um apoio de 7.500 euros (renovação e aumento) à campeã mundial de surf adaptado, Marta Jordão Paço.

No Programa Olímpico, o município atribuiu ainda apoio a Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com 4.000 euros; Beatriz Gago, Clube de Vela de Viana do Castelo, com 6.500 euros; e Iuri Leitão, pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com 7.500 euros. Foi ainda definido um patrocínio de 4.500 euros aos atletas Hélio Gomes e Cláudia Ferreira, do programa olímpico.

Últimas notícias

pt_PTPortuguese