Cidade Europeia do Desporto – CED

Objectivo da Candidatura

Viana do Castelo tem a pretensão de ser Cidade Europeia do Desporto 2023, com o propósito de destacar a cidade no plano nacional, europeu e mundial como uma referência na área do desporto e do bem-estar. Este é um concelho que vive e respira desporto e, por isso, a visão do Município tem passado pelo estímulo da prática desportiva, investindo na formação de atletas, técnicos e dirigentes. O Município tem incentivado e apoiado todos aqueles que, de uma forma ou de outra, promovem a prática desportiva, levando a bandeira de Viana do Castelo a todo o mundo. 

Em Viana do Castelo existe a consciência de que o desporto é uma ferramenta fulcral para combater a exclusão social, acima de tudo junto das populações mais vulneráveis. Neste sentido, um dos eixos de ação prende-se com a inclusão social.

É objetivo desta autarquia abranger a população vianense na promoção de uma filosofia de coesão em prol desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2023. O objetivo é contar com a participação ativa de todos os vianenses, atletas, clubes e associações na candidatura de “Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023”, difundindo o espírito de Viana do Castelo como uma cidade europeia do desporto, que trabalha a inclusão das classes socialmente desfavorecidas e das pessoas com deficiência.

Missão

A Missão passa por garantir as condições necessárias ao nível da estrutura organizacional, das competências, das práticas e dos métodos de trabalho, da articulação com instituições, clubes, associações, coletividades, tecido comercial e industrial, abrangendo igualmente a população vianense na promoção de uma filosofia de coesão em prol desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2023.

Visão

O propósito maior é destacar Viana do Castelo no plano nacional, europeu e mundial como uma referência desportiva e como um concelho que promove estilos de vida saudáveis. Sendo este um concelho apaixonado pelo desporto, a visão passa pelo estímulo da prática desportiva formal ou informal.

pt_PTPortuguese