Cidade Europeia do Desporto – CED

Luís Nobre

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Viana do Castelo é um concelho que respira desporto. Assumo o privilégio de liderar um território apaixonado pelo desporto, que promove inúmeras atividades ao longo de todo o ano. Por isso, foi com entusiasmo, mas naturalidade, que iniciamos este desafio de nos candidatarmos a Cidade Europeia do Desporto 2023. Esta é uma candidatura das pessoas e para as pessoas de Viana do Castelo. 

O Município de Viana do Castelo acredita que o desporto é uma forma saudável e dinâmica de promover a cidade e o concelho e, por isso, tem uma política desportiva forte, que tem colhido muitos frutos, atraindo variados eventos desportivos nacionais, europeus e até mundiais.

Queremos melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade e acreditamos que a prática desportiva é mesmo o melhor caminho.

Queremos, assim, derrubar eventuais barreiras que possam existir para a prática desportiva regular. Queremos vianenses ativos, saudáveis, dinâmicos, independentemente do sexo, idade, convicções e orientações de vida. 

Os vianenses sabem que este é um concelho saudável, que conta com atletas de excelência e coletividades que dão o melhor de si dia após dia. Orgulhamo-nos de ser um concelho amante de desporto, que tem milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades, com o incentivo e apoio de clubes e associações de excelência.

Contamos com o empenho e colaboração dos nossos atletas, dos técnicos e dirigentes, das coletividades, dos parceiros e das instituições que abraçam esta causa. O nosso maior incentivo é a paixão dos vianenses pelo desporto. É por eles e para eles que queremos ser Cidade Europeia do Desporto em 2023, acreditando que esta será uma oportunidade ímpar para fazer mais e melhor por Viana do Castelo.

 

Viana é Amor e tem o desporto no coração!

Ricardo Rego

Vereador do Desporto e da Promoção da Saúde

Quando Viana do Castelo se candidatou a Cidade Europeia do Desporto em 2023, fê-lo com a convicção de que a aposta no Desporto é fundamental para o bem-estar físico e psicológico dos seus munícipes e visitantes. O desporto é, não só, uma escola de valores e de cidadania, mas também um dos segredos para termos uma cidade mais forte e resiliente

O Município acredita que o desporto é uma forma saudável e dinâmica de promover a cidade e o concelho e, por isso, a nossa política desportiva forte tem-nos permitido colher muitos frutos e atrair variados eventos desportivos nacionais, europeus e até mundiais.

Sentimos, pois, que a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade passa pela aposta na prática desportiva. Queremos derrubar eventuais barreiras que possam existir para a prática desportiva regular, tendo como foco a promoção da prática desportiva e a existência de vianenses ativos e dinâmicos, independentemente do sexo, idade, convicções e orientações de vida. 

Pretendemos que esta candidatura seja um impulso para que, em espírito de união com todas as coletividades e comunidade, continuemos a investir na formação das crianças e jovens, no acompanhamento dos seniores, estimulando o bem-estar físico e mental dos cidadãos de todas as idades e classes sociais.

Queremos, acima de tudo, assegurar a promoção e o desenvolvimento do Desporto para Todos, conforme definido na Carta Europeia do Desporto para Todos. Em Viana do Castelo existe a consciência de que o desporto é uma ferramenta fulcral para combater a exclusão social, acima de tudo junto das populações mais vulneráveis. Neste sentido, um dos eixos de ação desta nossa candidatura prende-se com a inclusão social. 

Para tal, o Município tem vindo a investir fortemente na educação desportiva de forma gratuita, realçando-se a aplicação de taxas de utilização reduzidas ou a aplicação de mensalidades adaptadas. A maioria destes programas é orientada por Técnicos Superiores de Desporto Municipais, permitindo uma melhor e mais direta monotorização. Atualmente, temos diversos programas em prática diária, promovendo o desporto inclusivo: Diabetes em Movimento, Atividade Física no Estabelecimento Prisional, Natação para Grávidas, Hidroterapia e ABC da Caminhada. Criamos, já em tempos de pandemia, Viana Ativa e Rua a Brincar, já neste contexto de Cidade Europeia do Desporto 2023.

O Município tendo como principal linha orientadora a oferta do desporto e atividade física para todos, apresentando atividades com o pressuposto da inclusão e acesso a todos. O setor do Desporto está, assim, envolvido em projetos diversos, que procuram o bem-estar físico da população.

O objetivo é contar com a participação ativa de todos os vianenses, atletas, clubes e associações na candidatura, difundindo o espírito de Viana do Castelo como uma cidade que trabalha a inclusão das classes socialmente desfavorecidas e das pessoas com deficiência.

Viana do Castelo é uma cidade amiga do Desporto e, por isso, o grande objetivo desta candidatura é contribuir para uma cidade mais desportiva, mais unida e mais saudável. 

pt_PTPortuguese