23ª Meia Maratona Manuela Machado traz “festa do atletismo” a Viana do Castelo

Viana do Castelo é palco, a 6 de março, da JSC 23ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, evento que deverá trazer cerca de 3.000 pessoas à cidade, para participar na corrida e na caminhada solidária.

A partida acontece na Praça Marques Júnior, às 10h30 de domingo, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, espaço que servirá de apoio logístico à prova organizada pelos Cyclones Sanitop e Câmara Municipal de Viana do Castelo. A par da meia-maratona de 21.095 metros, realiza-se a 21ª Caminhada, com uma extensão de 5.000 metros e com os 2 euros da inscrição a reverter a favor da Junta Regional dos Escuteiros e Comissariado Regional de Viana do Castelo das Guias de Portugal.

Para a meia-maratona estão já garantidos 2.000 atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil, mas as inscrições continuam abertas até à próxima sexta-feira. Já a caminhada deverá contar com 800 a 1.000 participantes, estando as inscrições abertas até meia-hora antes do início da prova.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que “é um prazer continuarmos a ser parceiros da Manuela, que é uma referência como atleta e como cidadã deste nosso grande concelho, quer na área do desporto quer noutras áreas”.

“De facto, 23 edições é uma longevidade considerável e sendo a Manuela uma atleta de fundo, não é com surpresa que chegamos a este número de edições, sempre num processo de aprendizagem, crescimento e consolidação de uma prova que integra o nosso programa de provas desportivas”, frisou o autarca.

Além da perspetiva desportiva, a prova tem também “uma perspetiva de promoção da cidade e do concelho”. “Ao sermos visitados por milhares de atletas, o nosso concelho está também a apresentar-se a todos esses atletas e às suas famílias, convidando-os a visitarem novamente a nossa cidade numa perspetiva turística ou até de investimento”, referiu o autarca.

Já a ex-atleta olímpica Manuela Machado, impulsionadora da prova, explicou que a prova arranca junto ao Centro Cultural e “irá até Meadela, Santa Marta de Portuzelo, Serreleis, Cardielos, regressando ao ponto de partida”. Este é “um ano diferente”, após dois anos de pandemia, o que tem condicionado o número de inscrições, mas a cardielense diz que o mais importante “é que a prova volte a acontecer”.

“Para mim, neste momento o importante é o pelotão, é a festa. O povo gosta de ver esta festa de atletismo, a cidade cheia de gente a correr, as famílias que acompanham os atletas e que enchem os nossos cafés, restaurantes e hotéis”, considerou ainda.

O Vereador do Desporto e da Promoção da Saúde, referiu que esta é “uma prova extremamente importante para nós” e “mítica” para a cidade que integrou e valorizou o dossier de candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023.

A realização da XXIII Meia Maratona Manuela Machado implica o condicionamento do trânsito rodoviário da seguinte forma:

  • Trânsito proibido entre as 09:00h do dia 05 de março e as 14:30h do dia 6 de marçona Praça Marques Júnior, arruamento norte;
  • Trânsito nos dois sentidos entre as 09:00h do dia 05 de março às 08:00h do dia 06 de marçona Praça Marques Júnior, arruamento poente;
  • No dia 06 de marçoe durante o período compreendido entre as 09:45h e as 13:00 horas, estará encerrada ao trânsito a Estrada Nacional 202, entre o cruzamento de Nogueira e Meadela – Alto de S. Vicente (Viana do Castelo)

Últimas notícias

pt_PTPortuguese